Risco de transmissão de Ébola está a diminuir lentamente na RDC, diz OMC
Kigali, Rwanda (PANA) - O número de casos confirmados de infeção pelo vírus Ébola permaneceu relativamente baixo, na semana finada, com 21 novos casos confirmados nas províncias do Kivu-Norte e de Ituri, no leste da República Democrática do Congo (RDC), anunciou a Organização Mundial da Saúde (OMS).
À medida que a incidência de casos diminui, o reforço contínuo da vigilância comunitária e dos alertas das unidades de saúde para detetar surtos precocemente é uma alta prioridade para todas as áreas, observou a agência onusina.
As autoridades sanitárias indicaram que, nas últimas semans, 50 casos confirmados foram notificados em oito zonas de saúde ativas nas províncias do Norte Kivu e Ituri, a maioria dos quais em três zonas de saúde (Mandima, Mambasa e Mabalako).
No entanto, a agência das Nações Unidas observou que o movimento perpétuo de pacientes não só aumenta o risco de propagação da MVE para áreas geográficas previamente limpas e não afetadas como também impede a investigação de casos, a busca de contactos e atrasa as medidas de intervenção implementadas para limitar o risco de transmissão.
Para conter o vírus mortal nas regiões afetadas, as necessidades de financiamento de todos os parceiros para o período de julho a dezembro de 2019 são de 287 milhões de dólares americanos, incluindo 140 milhões de dólares americanos para a agência onusina.
Até 21 de outubro de 2019, a OMS tinha recebido 69,5 milhões de dólares americanos e foram prometidos ou anunciados fundos adicionais.
-0- PANA TWA/AR/AKA/BEH/DIM/IZ 27out2019