Presidente senegalês convida G20 a estar atento às questões da água
Dacar, Senegal (PANA) - O G20 deve estar atento às questões relacionadas com a água, à semelhança do que o Banco Mundial vem fazendo há décadas, defendeu o Presidente senegalês, Macky Sall, na abertura segunda-feira, em Dakar, da IX edição do Fórum Mundial da Água.
"Acredito que chegou a hora de um órgão como o G20 prestar atenção às questões relacionadas com a água, como faz o Banco Mundial há décadas", disse.
O Presidente Sall presidiu à cerimónia de abertura da IX edição do Fórum Mundial da Água sob o lema "Segurança hídrica para a paz e o desenvolvimento", com a presença de seus homólogos africanos e várias personalidades do mundo da água e de instituições internacionais.
"Tendo em conta as questões globais que cercam estas questões e outras preocupações globais, acredito que é necessário que o G20 expanda seu número de membros. A União Africana poderia tornar-se num membro.
“Não esqueçamos que África tem mais de um quarto dos países-membros das Nações Unidas, 30 milhões de km2, e 1,4 bilião de habitantes que formam, juntos, a oitava economia mundial”, lembrou o chefe de Estado senegalês.
Para Macky Sall, não há nada melhor do que uma abordagem inclusiva para fazer face aos problemas globais "como nos lembra o tema deste Fórum Mundial da Água: Segurança Hídrica para a Paz e o Desenvolvimento”.
"Temos assim a oportunidade de continuar a 'profilaxia' das tensões em torno da água através do diálogo e da consulta dentro e entre os países", disse Sall.
Ele acrescentou que “é um imperativo vital que envolve todos nós: governos, instituições internacionais, organizações de bacias, autoridades eleitas locais, parlamentares, setor privado, sociedade civil e cidadãos”.
Da mesma forma, sublinhou, o sexto Objetivo de Desenvolvimento Sustentável sobre o acesso universal à água potável e ao saneamento "obriga-nos a fazê-lo”.
-0- PANA SBS/BHC/MD/ASB/JSG/MAR/IZ 21março2022