Mogadíscio, Somália (PANA) - Parceiros internacionais enalteceram a retomada do diálogo entre o Governo Federal da Somália (FGS) e os cinco Estados-Membros Federais (FMS).
Saudaram também a participação do Presidente Mohamed Abdullahi "Farmaajo" e o presidente da FMS nestas "importantes reuniões" que se realizam, em Mogadíscio, capital da Somália.
Num comunicado de imprensa conjunto, os parceiros exortaram os líderes somalis a se engajarem num diálogo sério com o objetivo de alcançar um amplo acordo sobre um modelo eleitoral fiável e exequível.
Os parceiros internacionais também esperam que outras partes interessadas políticas da Somália sejam consultadas à medida que as discussões progridem, a fim de alargar os apoios para um acordo e sua implementação.
"Os parceiros internacionais exortam os líderes somalis a serem guiados pelos interesses nacionais e aspirações democráticas do povo somali, neste momento histórico", diz o comunicado divulgado segunda-feira.
Os parceiros internacionais em causa são a Missão da União Africana na Somália (AMISOM), a Bélgica, a Dinamarca, a Etiópia, a União Europeia, a Finlândia, a Alemanha, a Autoridade Intergovernamental para o Desenvolvimento (IGAD), a Irlanda, a Itália, o Japão, a Noruega, o Qatar, a Espanha, a Suécia, a Suíça, a Turquia, o Uganda, o Reino Unido, os Estados Unidos e as Nações Unidas.
-0- PANA AR/BAI/IS/MAR/IZ 15set2020