Agência Panafricana de Notícias

ONU compromete-se a ajudar Gabão e Guiné-Equatorial a resolverem litígio fronteiriço

Nova Iorque, Etados Unidos (PANA) – O Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, comprometeu-se sexta-feira em Nova Iorque a assistir o Gabão e a Guiné-Equatorial no seu litígio fronteiriço, declarou o porta-voz onusino, Martin Nesirky.

Nesirky fez estes pronunciamentos no termo de um encontro entre Ban Ki-moom e os Presidentes do Gabão, Ali Bongo Ondimba, e da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang Nguema Mbasogo, na presença de diplomatas dos dois países e de altos funcionários da ONU.

"É pela primeira vez que os dois países se encontram para discutir de modo específico sobre a questão (ilha de Mbanie)", afirmou Nesirky, sublinhando que Ban manteve anteriormente encontros separados os dois estadistas no seu escritório.

Na ótica do porta-voz onusino, esta reunião é uma "etapa importante" na medida em que permitiu submeter esta contenda ao Tribunal Internacional de Justiça no âmbito das relações entre os dois países.

Ban Ki-moon indicou que a presença dos dois líderes e das suas delegações sublinha o seu compromisso de prosseguirem pacificamente com a resolução do litígio através da mediação da ONU.

Desde 2003, a Guiné-Equatorial e o Gabão disputam a soberania sobre a a ilha de Mbanie, alegadamente rica em petróleo.

-0- PANA AA/BOS/AKA/AAS/SOC/CJB/DD 26fev2011