Kigali, Rwanda (PANA) - A epidemia do vírus Ébola (EVD) manteve-se fraca no leste da República Democrática do Congo (RDC) com apenas três novos casos confirmados, revelou a Organização Mundial de Saúde (OMS).
Segundo especialistas em saúde, os três casos detetados na zona sanitária de Beni, na província de Kivu-Norte, todos têm ligações epidemiológicas com uma cadeia de transmissão do distrito médico de Aloya, na região médica de Mabalako, com uma possível exposição nosocomial em Beni.
Eles declararam que, nos últimos 21 dias (de 22 de janeiro a 11 de fevereiro de 2020), 12 casos confirmados, incluindo três mortes na comunidade, foram relatados em quatro zonas de saúde dentro de duas zonas de saúde ativas na província do Kivu-Norte.
A redução contínua na propagação geográfica dos casos MTE e a tendência descendente na incidência de casos observados nos últimos 21 dias são encorajadoras, indica a OMS num comunicado, notando contudo que estas melhorias continuam frágeis.
Uma maior vigilância é essencial para melhorar a prevenção e o controlo das infeções nos estabelecimentos de saúde, bem como para assegurar a identificação precoce e o acompanhamento dos casos e contactos, acrescentou.
-0- PANA TWA/VAO/ASA/DIM/IZ 16fev2020