Bujumbura, Burundi (PANA) - O Burundi vai criar brevemente uma autoridade de regulação para produtos veterinários, pesticidas e alimentos, a fim de responder aos constrangimentos sanitários e fitossanitários que entravam a produtividade, revela um comunicado oficial distribuído quinta-feira.
A nota saída de uma reunião do Conselho de Ministros diz tratar-se de um projeto que vai beneficiar grandemente o setor agropastoral burundês, que representa 39,6 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) do país, 84 por cento do empregos e 95 por cento do abastecimento alimentar.
A Autoridade Burundesa de Regulação dos Produtos Veterinários, Pesticidas e Alimentos (ABREVPA) contribuirá para a gestão adequada de produtos veterinários, pesticidas, alimentos de origem animal e vegetal, refere o comunicado.
Para além das fronteiras nacionais, o Governo burundês pretende cumprir as prescrições da Comunidade da África Oriental que recomenda a criação de Autoridades de Regulação em vários setores.
O projeto de decreto foi adotado com algumas recomendações, particularmente sobre aspetos relacionados com a autonomia da ABREVPA, que funcionará essencialmente sob subsídios do Estado.
-0- PANA FB/JSG/SOC/DIM/IZ 08abril2022