Addis Abeba, Etiópia (PANA) - O presidente da Comissão da União Africana (CUA), Moussa Faki Mahamat, anunciou a nomeação do ex-Presidente ganense, John Dramani Mahama, como alto representante para a Somália.
Enquanto alto representante para a vertente política da Somália, Mahama trabalhará com as partes somalís, para chegar a um compromisso mutuamente aceitável com vista a uma resolução global para a realização de eleições, na Somália, o mais cedo possível.
Numa declaração, a CUA explica que, no cumprimento do seu mandato, o alto representante será apoiado pela Missão da UA na Somália (AMISOM), a fim de garantir que os esforços de mediação e a operação de apoio à paz funcionem juntos de forma transparente.
O presidente da CUA apelou às partes somalís para negociar de boa fé e priorizar os interesses da Somália e o bem-estar do povo somalí na busca de uma resolução inclusiva da crise eleitoral.
« Isso deverá permitir a instalação de um Governo democraticamente eleito, com a legitimidade e o mandato necessários para resolver as questões políticas e constitucionais pendentes que ameaçam a estabilidade do país e da região no seu todo », sublinhou Mahamat.
O Presidente encorajou igualmente todas as partes somalís e a comunidade internacional a dar todo o seu apoio ao alto representante da UA, que chegará nos próximos à Somália.
-0- PANA AR/BAI/IS/FK/IZ 10maio2021