Luanda, Angola (PANA) - Angola e as Nações Unidas avaliaram quarta-feira a situação política e de segurança da região dos Grandes Lagos, com foco no conflito no leste da República Democrática do Congo (RDC), soube a PANA de fonte oficial.
Esta questão foi abordada entre o chefe da diplomacia angolana, Teté António, e o enviado especial do Secretário-Geral das Nações Unidas para a Região dos Grandes Lagos, Huang Xia.
Durante o encontro, as duas entidades passaram em revista o papel de mediação de Angola nos conflitos em África, sobretudo os esforços do Presidente angolano, João Lourenço, na qualidade de "campeão para a reconciliação e paz em África."
A implementação dos processos de Luanda (Angola) e de Nairóbi (quénia), - ambos adotados em novembro de 2022 para resolverem a crise no leste congolês - estiveram, igualmente, em análise durante este encontro, em que participou também a coordenadora residente do Sistema das Nações Unidas em Angola, Zahira Virani.
O leste da RDC está mergulhado numa onda de violência desde que o grupo rebelde M23 voltou a lançar a sua ofensiva em março de 2022.
-0- PANA ANGOP/DD 1junho2023