Rússia continua a abastecer Burkina Faso com armas
Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - A Rússia prosseguirá com o abastecimento de armas ao Burkina Faso no quadro da luta contra o terrorismo, anunciou esta quarta-feira, em Ouagadougou, o ministro russo dos Negócios Estrangeiros, Sergueï Lavrov.
"Vamos continuar também a nossa cooperação e o nosso apoio em matéria militar e técnico, e o abastecimento de armas a fim de aumentar as capacidades operacionais e combativas do Exército burkinabe", acrescentou Sergueï Lavrov, no termo de uma audiência que lhe concedeu o Presidente do Burkina Faso, o capitão Ibrahim Traoré.
O diplomata russo disse ter mantido um encontro muito útil com o Presidente burkinabe.
O chefe do Estado falou de medidas tomadas pelo seu Governo no quadro da luta contra o terrorismo e do restauro da autoridade do Estado e da integridade territorial, disse.
Segundo o chefe da diplomacia russa, o encontro versou igualmente sobre projetos de desenvolvimento no setor social e económico.
Também fez menção à cooperação no setor mineiro, na formação profissional, no comércio, na agricultura e na saúde.
No tocante à agricultura, Serguei Lavrov anunciou a contribuição do seu país para a produção de adubos.
Quanto ao setor da saúde, ele anunciou a construção de um laboratório de deteção de doenças infeciosas no Burkina Faso.
O ministro que falava no termo de uma visita oficial ao Burkina Faso, foi condecorado, especialmente, com o título de Comendador da Ordem de Garanhão pelo Presidente burkinabe.
-0- PANA TNDD/IS/DD 05junho2024