Presidente senegalês esperado na Guiné-Bissau
Dakar, Senegal (PANA) - O Presidente senegalês, Bassirou Diomaye Faye, é esperado está terça-feira em Bissau para uma visita de trabalho e de amizade à Guiné-Bissau, anunciou um comunicado do Gabinete de Informação Governamental do Senegal.
Trata-se de uma terceira deslocação oficial ao estrangeiro do novo estadista senegalês, eleito a 2 de abril corrente, depois de ter visitado a Mauritânia e na Gâmbia.
A visita de Faye à Guiné-Bissau traduz o lugar de escolha que representa o eixo Dakar-Bissau nas suas prioridades diplomáticas, diz o comunicado, acrescentando que os dois países mantêm profundas relações de cooperaçāo.
Esta viagem à Guiné-Bissau inscreve-se no quadro do reforço dos laços históricos de boa vizinhança e interação socio-cultural entre o Senegal e seus vizinhos.
As trocas entre os dois países irmãos incluem praticamente todos os domínios, nomeadamente a segurança, cultura, "o estratégico setor da pesca, e Dakar e Bissau não deixam de consolidar os seus laços históricos muito fortes, consubstanciados em múltiplos acordos", lê-se no texto.
No plano comercial, a Guiné-Bissau figura entre os países clientes do Senegal em África, com exportações estimadas, em termos de peso líquido, em 108.257 toneladas, em 2022, ou seja, 55.201.000.000 FCFA (1 dólar americano equivale a cerca de 600 FCFA).
Este quadro representa uma melhoria de +33,5 por cento relativamente ao ano de 2021, segundo o comunicado.
-0- PANA APS/JSG/DD 30abril2024