Presidente burundês em Dubai
Bujumbura, Burundi (PANA) - O Presidente do Burundi, Evariste Ndayishimiye, parte esta quinta-feira do seu país com destino aos Emirados Árabes Unidos para participar nos trabalhos da 28ª Conferência Internacional sobre Alterações Climáticas (COP 28), anunciou um comunicado oficial.
A questão é considerada importante para o Burundi, classificado entre os vinte países mais vulneráveis às alterações climáticas no mundo.
As alterações climáticas estão a causar a devastação dos meios de subsistência do Burundi e a maior parte dos deslocamentos internos, estimados em quase 90%, em Maio de 2023, pelo Gabinete das Nações Unidas para os Assuntos Humanitários (OCHA).
Os riscos climáticos mais frequentes neste país africano dos Grandes Lagos são inundações, chuvas torrenciais, ventos fortes e deslizamentos de terra.
O Instituto Geográfico do Burundi (IGEBU) anunciou recentemente precipitações e temperaturas acima da média climatológica normal entre os meses de Setembro e Dezembro de 2023.
O início efetivo da estação chuvosa começou na segunda e terceira décadas de setembro na maior parte do Burundi.
Além disso, são esperados fortes surtos na maior parte da África Oriental, incluindo o Burundi, com riscos de inundações.
Prevêem-se também temperaturas acima da média normal na sub-região.
-0- PANA FB/JSG/SOC/MAR 01dez2023