Marrocos reafirma que organização de eleições na Líbia é um processo fundamental
Rabat, Marrocos (PANA) - O ministro dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Africana e dos marroquinos residentes no estrangeiro, Nasser Bourita, reafirmou, quinta-feira, em Rabat, que a organização de eleições presidenciais e legislativas é um processo fundamental para satisfazer as expectativas e aspirações da população líbia.
“Hoje existe uma oportunidade que as instituições e os protagonistas na Líbia devem aproveitar para encontrar uma solução”, disse Bourita durante uma conferência conjunta com o presidente do Alto Conselho de Estado da Líbia, Muhammad Meftah Takala.
Sublinhou que Marrocos, com base nas suas posições constantes face à situação na Líbia, tal como definida pelo rei Mohammed VI, ainda considera que a Líbia pode avançar para um processo político conducente a eleições, dado o actual contexto internacional e regional, acrescentando que a solução para a crise na Líbia está nas mãos dos líbios.
Tendo em conta as relações equilibradas que Marrocos mantém com todas as partes, do ponto de vista da credibilidade, o papel de Marrocos consiste em ouvir e promover o diálogo inter-líbio e esta é a sua posição constante durante as conversações em Skhirat, Bouznika e Tânger, acrescentou.
Observou que Marrocos, em todas as suas iniciativas de apoio, tem sempre presente que “o sucesso do processo político depende em grande parte do seu progresso sob a égide das Nações Unidas, com vista a garantir o respeito pela legalidade internacional”.
Bourita quis também sublinhar que todas as iniciativas levadas a cabo por Marrocos no seu apoio aos líbios decorrem da sua convicção de que o futuro da região está ligado à estabilidade da Líbia e ao seu regresso como actor activo no seu Magrebe, Ambiente árabe e africano, relevante para que a Líbia seja ''um ponto de apoio no futuro da região do Norte de África e do Magrebe Árabe''.
-0- PANA AT/JSG/MAR 8dez23