M´bolon, instrumento de música maliano, inscrito no património imaterial da humanidade
Bamako, Mali (PANA) - O M'bolon, um instrumento musical tradicional emblemático da região de Manding, foi inscrito quarta-feira no Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), soube a PANA pelo Ministério maliano da Cultura.
Instrumento de percussão composto por uma grande caixa de ressonância, feita de cabaça coberta de um couro de boi, munida de um cabo de madeira em forma de arco provido de cordas, o M'Bolon é usado em vários ambientes tradicionais no Mali para encorajar agricultores durante o trabalho de campo ou mesmo galvanizar guerreiros em tempo de conflito.
Segundo o conselheiro junto da Delegação do Mali na UNESCO, Moussa Cissé, o M’bolon, cujas origens remontam ao tempo de Mandé Boukary, no Século XIII, está agora ameaçado de extinção.
A sua inscrição no Património Mundial pela UNESCO visa salvaguardá-la “com urgência" e permitir a transmissão às gerações presentes e futuras da sua conceção e de todo o ritual da sua utilização.
Além de M'bolon, vários símbolos da cultura africana foram inscritos pela UNESCO no patrimônio imaterial da humanidade, durante a sua 16.ª sessão do comité intergovernamental para a salvaguarda do patrimônio cultural, incluindo Ceebu Jën, um prato senegalês, feito com peixe, arroz, peixe seco, moluscos e legumes.
A UNESCO também incluiu nesta lista a Rumba Congolesa, tipo de dansa e música compartilhadas pela República Democrática do Congo e pelo Congo Brazzaville.
Os Manding (Mandingas) encontram-se no Mali, na Guiné Conakry, no Senegal, na Gâmbia, na Côte d'Ivoire e na Guiné-Bissau.
-0- PANA GT/JSG/SOC/MAR/DD 21dez2021