Líbia quer investimentos entre Europa e África no desenvolvimento agrícola
Trípoli, Líbia (PANA) – O primeiro-ministro líbio do Governo de Unidade Nacional, Abdelhamid al-Dbaiba, afirmou que a segurança alimentar está confrontada com grandes desafios após a guerra ucraniano-russa, soube a PANA de fonte oficial.
Num discurso, segunda-feira em Roma, a capital italiana, durante a cerimónia de abertura da quarta conferência sobre a segurança alimentar e asistência sanitária duradoura, à margem da cimeira das Nações Unidas sobre a alimentação, al-Dbaiba saudou a parceria Europa-África em todos os domínios.
Frisou a necessidade de investimentos entre África e a Europa, nomeadamente no desenvolvimento agrícola.
Apelou ao Conselho Europeu de Empresas para África e Médio Oriente (ECAM) para realizar uma quinta conferência na capital líbia, Trípoli, indicou um comunicado divulgado pela plataforma governamental líbia, Hakomitna.
O seu apelo é extensivo aos Presidentes ganense e arménio, Nana Akufo-Addo e Vahagn Khachaturyan, respetivamente, bem como ao presidente do Senado italiano, Ignazio La Russa, e a várias personalidades políticas e universitárias, para desenvolverem a cooperação económica e investimentos entre o setor privado líbio e instituições italianas ligadas a este domínio.
O primeiro-ministro libio lembrou a participação da Líbia na conferência sobre a migração e desenvolvimento, realizada domingo em Roma, e o acordo dos participantes na conferência sobre a necessidade do desenvolvimento e da reabilitação dos países fontes da emigração a fim de garantir a estabildade.
A conferência sobre a segurança alimentar e assistência sanitária duradoura realiza-se em Roma, com a particiação de cerca de 2.000 delegados de 160 países, dos quais vários líderes e 20 chefes de Governo.
-0- PANA BY/JSG/FK/DD 24julho2023