Ilhas Mauricias lançam projeto de segurança alimentar
Port-Louis, ilhas Maurícias (PANA) - As ilhas Maurícias lançaram quinta-feira, em Port-Louis, um projeto de segurança alimentar, soube a PANA de fonte oficial.
O projeto em apreço é designado Fundo Codex, incluindo o website do Codex Maurice, que incorpora o Codex Alimentarius, um conjunto de normas e instruções internacionalmente reconhecidas para proteger a saúde dos consumidores e garantir práticas justas no comércio de alimentos, segundo a mesma fonte.
Falando durante a cerimónia do evento, o ministro maurício da Agricultura e Segurança Alimentar, Maneesh Gobin, destacou a importância de garantir a segurança alimentar, a partir do nível da produção primária e da cadeia de abastecimento ao consumidor.
Frisou que as normas do Codex são utilizadas para harmonizar regulamentações nacionais no domínio da segurança sanitária de alimentos.
Segundo o ministro Gobin, é imperativo que os produtores e os comerciantes de produtos alimentares respeitem as normas do Codex para que os consumidores possam ter confiança na segurança e qualidade dos produtos alimentares.
Presente durante a corrência, a representante da Organização Mundial de Saúde (OMS) nas ilhas Maurícias, Anne Ancia, levantou, por sua vez, a problemática do consumo de alimentos perigosos.
Declarou que cerca de 600.000.000 pessoas, ou seja, cerca de uma em cada 10, ficaram doentes depois de consumirem alimentos contaminados e que 420.000 morreram anualmente pela mesma causa.
Ela disse que os problemas de segurança alimentar podem afetar significativamente o desenvolvimento socioeconómico de um país.
"Portanto, a necessidade de uma inspeção regular é primordial", preconizou.
Ancia declarou que o Fundo Fiduciário do Codex ajuda os países a dotarem-se de uma capacidade nacional forte, sólida e sustentável para participarem na Comissão do Codex Alimentarius (CAC).
A fim de consolidarem cada vez mais as estruturas do Codex a nível local e aumentarem a sua participação na elaboração das normas alimentares internacionais a nível da CAC, as ilhas Maurícias pedem assistência do Fundo Fiduciário do Codex, desde 2012.
Em 2020, o país foi o único a ser selecionado na região africana para receber financiamentos a fim de realizar atividades e estabelecer sistemas nacionais do Codex sólidos e sustentáveis com o objetivo final de aumentar a sua participação nos trabalhos do mesmo.
-0- PANA NA/JSG/DIM/DD 29junho2023