Ilha cabo-verdiana do Sal volta acolher 1.ª etapa do Campeonato Mundial de Kitesurfe
Praia, Cabo Verde (PANA) – Uma primeira etapa do Campeonato Mundial de Kitesurfe, decorre desde sábado último, na ilha cabo-verdiana do Sal, apurou a PANA de fonte desportiva no local.
A competição, que se realiza pelo terceiro ano consecutivo, vai até 6 de março corrente com a participação de 50 atletas, dos quais 30 do sexo masculino e 23 do sexo feminino.
Neste primeiro circuito do GKA Kite Surf World, para a disputa do título mundial desta modalidade do desporto náutico, estão presentes 10 atletas cabo-verdianos, sendo oito masculinos, entre eles Airton Cozzolino, atual tricampeão mundial, e dois femininos.
O grande ausente da prova deste ano é o anterior campeão da modalidade Mitú Monteiro, vencedor da primeira etapa do Sal, impedido de participar por uma lesão.
O evento foi anunciado na página do GKA Style, organização que representa os interesses da indústria da modalidade e que também apoia e promove interesses de todos os praticantes de kitesurfe.
O campeonato mundial de deste ano, GKA World Cup 2020, passará, para alem de Cabo Verde, por algumas das mais prestigiadas praias e melhores spots para a prática da modalidade, ao nível mundial, incluindo nos Estados Unidos, na França, nos Sri Lanka, nas ilhas Mauricias e nas Caríbas.
De acordo com a Direção Geral dos Desportos de Cabo Verde, a realização desta prova desportiva de nível mundial vai ao encontro da intenção do Governo que é de transformar ilha do Sal numa “plataforma especializada, no Atlântico Médio, de organização de eventos desportivos”, sobretudo no que diz respeito aos desportos náuticos, bem como à promoção do turismo e à afirmação do país no mundo.
-0- PANA CS/DD 01março2020