China e África do Sul cooperam na área do espaço
Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) - A China e a África do Sul assinaram um memorando de entendimento para cooperar num projecto de construção de uma base de investigação na Lua.
De acordo com a Agência Espacial Nacional Sul-Africana (SANSA), os dois países irão cooperar na demonstração, implementação, operação, aplicação, educação e formação para o projecto da Estação Internacional de Investigação Lunar (ILRS).
Este acordo foi assinado pelo Embaixador Chinês na África do Sul, Chen Xiaodong, e Humbulani Mudau, Diretor da SANSA.
“A entrada oficial da África do Sul na cooperação ILRS indica que a cooperação entre a China e a África do Sul se estendeu do espaço próximo da Terra à Lua e ao espaço profundo”, afirmou a SANSA num comunicado.
A SANSA esclareceu que a oportunidade de colaborar no projecto foi oferecida aos países BRICS e que a África do Sul foi o primeiro país africano a comprometer-se.
Uma delegação de representantes da Administração Nacional da Aeronáutica e do Espaço (NASA) visitou a África do Sul em Julho para inspecionar a construção de um local de exploração lunar.
Em 2025, a NASA planeja enviar a primeira mulher e a primeira pessoa negra à Lua, mas parece provável que esse projeto seja adiado.
O projeto multimilionário está sendo construído perto da cidade de Matjiesfoentien, na África do Sul, para permitir comunicações para o programa lunar Artemis da NASA. A NASA está construindo três dessas instalações de comunicação em todo o mundo para garantir comunicação constante com a espaçonave.
O objetivo da missão é continuar explorando a superfície lunar e coletar informações para uma posterior viagem a Marte, como espera a NASA.
A NASA estabeleceu uma estação de rastreamento em 1960 em Hartebeeshoek, perto de Joanesburgo, que retransmitiu as comunicações da espaçonave para o centro de controle da NASA em Houston.
-0- PANA CU/MA/MTA/IS/MAR 12setembro 2023