Cabo-verdiana conquista medalha de bronze no "Africano" de Natação
Praia, Cabo Verde (PANA) - Uma nadadora cabo-verdiana, Jayla Pina, conquistou, quarta-feira, uma medalha de bronze, ao se classificar na terceira posição na prova dos 50 metros bruços, no Campeonato Africano de Natação que decorre em Accra, no Gana, apurou a PANA de fonte segura.
De acordo com informações avançadas pela Federação Cabo-verdiana de Natação (FECAN),, com este feito, Jayla Pina coloca a natação cabo-verdiana, pela primeira vez, no pódio numa competição internacional.
“É a história da modalidade cabo-verdiana a ser escrita”, escreveu a FECAN, recordando que Jayla Pina já tinha alcançado a terceira posição nas eliminatórias da prova dos 100 metros bruços, na estreia da natação de Cabo Verde nos Jogos Olímpicos de Tóquio (Japão), embora não tenha conseguido passar para as meias-finais.
Em declarações à imprensa, o presidente do FECAN disse que a participação no Campeonato Africano tem sido “bastante boa”, destacando que esta é a maior delegação de sempre numa competição de natação em provas internacionais, com oito elementos, dos quais seis atletas, uma dirigente e um treinador.
A comitiva cabo-verdiana é formada pelos irmãos Jayla, Troy e Latroya Pina, que vivem nos Estados Unidos, e por mais três atletas residentes no país, designadamente Ailton Lima (campeão nacional), Cléo Stiven Lima e Érica Soares, sendo esta ultima uma nadadora do Tarrafal de Santiago que atualmente vive no Senegal.
A décima quarta edição do Campeonato Africano de Natação decorre de 12 a 17 de outubro em Accra, no Gana.
-0- PANA CS/DD 13outubro2021