Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - A Comissão da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) anunciou esta sexta-feira que tomou nota da decisão tomada quinta-feira pelo Conselho Constitucional do Senegal, relativa ao relatório das eleições presidenciais no Senegal.
A Comissão instou todas as partes a respeitarem a decisão do Conselho Constitucional e solicitou às autoridades competentes que fixassem a data para a realização das eleições presidenciais de acordo com esta decisão.
A CEDEAO lançou um apelo à classe política e às forças ativas para que mostrem moderação e favoreçam o diálogo inclusivo a fim de preservarem as conquistas democráticas deste país emblemático da CEDEAO.
A Comissão da CEDEAO “continua a acompanhar a situação e convida todas as partes a participarem no respeito pelo Estado de direito, a fim de garantir a realização de eleições livres, inclusivas e transparentes”, conclui o comunicado.
O Conselho Constitucional (CC) anulou o decreto do presidente Macky Sall de 3 de Fevereiro que revogava aquele que convocava o eleitorado de 25 de fevereiro para o mesmo escrutínio.
O Conselho Constitucional, “constatando a impossibilidade de organizar as eleições presidenciais na data inicialmente prevista”, convidou as autoridades competentes a realizá-las o mais rapidamente possível.
-0- PANA TNDD/JSG/SOC/MAR/DD 16fevereiro2024