Arquiteto burkinabe vence Prémio Mundial Pritzker
Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - Um arquiteto burkinabe, Djebédo Francis Keré, venceu, terça-feira, o Prémio Mundial Pritzker considerado como o Nobel da modalidade, soube a PANA de fonte oficial.
Keré torna-se no primeiro Africano a receber esta distinção, ele junta-se a celebridades como Frank Gehry, Tadao Ando, Renzo Piano, Zaha Hadid ou Jean Nouvel já galoardados neste sentido.
Nascido em Gando, cidade do centro-leste do Burkina Faso em 1965, mas hoje de nacionalidade alemã, Djebédo Francis Keré vive entre Berlim (Alemanha), onde ele criou uma agência “Keré Arquitetura” com oito colaboradores, e África, onde está a desenvolver a maioria dos seus projetos.
Obteve em 2004 o prémio Aga Khan Award for Architecture em 2004, e, depois, o Global Award for Sustainable Architecture, em 2009, o BSI Swiss Architectural Award e o prémio Prince Claus em 2017.
Ele é o autor de vários projetos em África e no Mundo.
"Graças ao seu compromisso para a justiça social e a utilização inteligente de materiais locais para se adaptar e responder ao clima natural, ele trabalha em países marginalizados, onde constrangimentos e dificuldades são numerosos e onde a arquitetura e infraestruturas estão ausentes”, indicaram organizadores do Prémio Pritzker, num comunicado.
Ele constrói instituições sociais contemporâneas, estabelecimentos sanitários, alojamentos profissionais, edifícios cívicos e espaços públicos, muitas vezes em países onde recursos são frágeis e onde a fraternidade é vital”, precisou o comunicado.
-0- PANA TNDD/IS/FK/DD 15março2022