Alemanha retira Cabo Verde de área de alta incidência da covid-19
Praia, Cabo Verde (PANA) - O Governo da Alemanha considera que Cabo Verde deixou de ser uma área de alta incidência da covid-19, pelo que pode ser levantada a obrigação de quarentena dos turistas regressados à Alemanha, desde que estejam vacinados contra o novo coronavírus, apurou a PANA, quarta-feira, de fonte oficial.
Cabo Verde integrou a lista de áreas de alta incidência da covid-19 do Governo alemão de 25 de abril a 19 de junho de 2021.
Numa primeira reação a essa decisão do Governo alemão de permitir a deslocação de turistas ao arquipélago, o primeiro-ministro de Cabo Verde reconheceu que, pelo sinal que transmite, “esta atualização é uma boa notícia".
"Esta decisão vai permitir reforçar a intenção do grupo TUI [maior operador turístico internacional alemão] em organizar melhor e responder à grande demanda de pessoas, especialmente turistas alemães que querem viajar para o destino Cabo Verde, sem a necessidade de cumprir quarenta", afirmou Ulisses Correia e Silva.
Recordando que na prática será apenas exigido aos turistas alemães no regresso de Cabo Verde um resultado de teste negativo da covid-19 ou prova de vacinação, o primeiro-ministro afirmou tratar-se de "um incentivo".
"Para que outros países possam seguir a mesma análise, tanto pela atual taxa de incidência a nível nacional, com tendência para diminuição, como pelo programa de vacinação em curso com balanço bastante positivo", disse.
O turismo representa cerca de 25 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) de Cabo Verde, mas, devido às restrições provocadas pela pandemia da covid-19, o setor encontra-se praticamente parado, desde março de 2020, provocando uma crise económica no arquipélago.
-0- PANA CS/IZ 24junho2021