Zâmbia pode vencer sida até 2030, diz Primeira-Dama
Lusaka, Zâmbia (PANA) - A Primeira-Dama da Zâmbia, Esther Lungu, revelou que o Governo zambiano está determinado a acabar com a sida até 2030 e controlar a epidemia do HIV/Sida até 2021.
O pronunciamento da Primeira-Dama consta de um discurso lido em seu nome por Sharon Kapambwe, vice-diretora de prevenção do cancro do Ministério da Saúde, na cimeira da Organização das Primeiras-Damas Africanas para o Desenvolvimento (OAFLAD), em Addis Abeba, Etiópia.
De acordo com um comunicado de imprensa emitido pela Embaixada da Zâmbia, em Addis Abeba, na Etiópia, Lungu disse que o seu país tem demonstrado uma forte liderança política e compromisso com a resposta nacional, como evidenciado pelo envolvimento e participação de vários líderes políticos e comunitários, incluindo o presidente Edgar Lungu.
Ela citou a criação da Coligação Nacional para a Prevenção do HIV, copresidida pelos ministros da Saúde e das Finanças, como um esforço para eliminar a doença.
Lungu disse igualmente que o Governo zambiano, através do Ministério da Saúde e seus parceiros cooperantes, fez progressos notáveis na luta contra a Transmissão do HIV de Mãe para Filho (MTCT).
Declarou que o Governo está comprometido com a Eliminação da Transmissão de Mãe para Filho (EMTCT) do HIV e da sífilis no seu esforço contínuo para melhorar a saúde de mães e das crianças.
Ela disse que a EMTCT do HIV e o Plano Operacional Nacional da Sífilis forneceu orientação para a rápida expansão das intervenções estratégicas com vista à dupla EMTCT do HIV e da sífilis no país.
Lungu reafirmou o compromisso do Governo zambiano com os valores e princípios fundamentais das Nações Unidas e com os objetivos do desenvolvimento sustentável.
-0- PANA MM/VAO/ASA/DIM/IZ 12fev2020