Kinshasa, RD Congo (PANA) - Os casos de violência sexual ligada aos conflitos, na República Democrática do Congo (RDC), diminuíram ligeiramente para 25, em fevereiro, menos três em relação a janeiro de 2021, indica o Escritório Conjunto das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ECNUDH).
No seu relatório transmitido quarta-feira à PANA, em Kinshasa, o ECNUDH indica que esta diminuição é particularmente notada nas províncias de Kivu-Norte e Maniema.
De acordo com o documento, a Secção de Proteção da Criança da Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização da RDC (MONUSCO), registou ainda 189 violações graves dos direitos da criança, no quadro dos conflitos armados, no país, o que representa um aumento em relação ao número de violações de janeiro de 2021 (115).
No total, 94 por cento das violações graves cometidas, em fevereiro de 2021, contra crianças são imputáveis aos grupos e milícias armados (114 violações) e seis por cento perpetradas por agentes do Estado, concluiu.
-0- PANA KON/IS/FK/IZ 25março2021