Lusaka, Zâmbia (PANA) - O chefe do Estado zambiano, Hakainde Hichilema, declarou feriado o dia de sexta-feira próxima, devido ao funeral do ex-Presidente da República, Rupiah Banda, soube a PANA de fonte oficial.
Segundo um comunicado publicado pelo secretário interino do seu Gabinete, Patrick Kangwa, esta declaração visa facilitar a realização dum funeral nacional e de uma cerimónia fúnebre dignas deste nome para o quarto Presidente da República da Zâmbia, o finado Rupiah Banda.
"Tendo em conta esta declaração, o Governo pediu com insistência ao público e à comunidade de negócios para observarem religiosamente este dia feriado numa altura em que a nação está a inumar o Presidente Banda, um corajoso combatente da liberdade, um grande filho da nação e um estadista”, indica o documento.
Exéquias nacionais são organizadas nesta quinta-feira em Lusaka Show Grounds, na presença de vários chefes de Estado e de Governo estrangeiros.
O Presidente Hichilema decretou sete dias de luto nacional caom o término previsto para esta sexta-feira, em honra do Presidente Banda, falecido na semana passada em Lusaka.
Banda, de 85 anos de idade, será sepultado no cemitério presidencial, Embassy Park, na capital, Lusaka, onde foram enterrados os antigos Presidentes Levy Mwanawasa, Frederick Chiluba, Michael Sata e o pai fundador da nação, Kenneth Kaunda.
-0- PANA MM/RA/BAI/IS/FK/DD 16março2022