Ziguinchor, Senegal (PANA) – A alfândega senegalesa da subdivisão de Ziguinchor, no sul do país, apreendeu domingo, na aldeia fronteiriça de Mpack, uma grande quantidade de falsos medicamentos escondidos num camião de mercadorias vindo da Guiné-Bissau.
Segundo fontes concordantes, estes medicamentos falsificados foram embalados em 53 sacos, sendo essencialmente comprimidos com valor estimado em mais de 20 milhões de francos CFA (um dólar equivale a cerca de 590 francos CFA).
Por suspeitarem de algo estranho no camião em causa, os aduaneiros "decidiram fazer uma revista completa e muito rápida, acabando por descobrir o crime", segundo as mesmas fontes, indicando que o motorista do caminhão fugiu imediatamente para destino incerto.
Todas as buscas encetadas pelas autoridades para a sua localização foram em vão mas o camião e o seu conteúdo de mercadorias foram transferidos para Ziguinchor e a investigação continua, afirmam as mesmas fontes.
Para alguns observadores, esta nova descoberta mostra que a recente criminalização de tais práticas pelos chefes de Estado da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) "não parece desencorajar estes traficantes que adquiriram o gosto pelo ganho fácil".
A fronteira entre o Senegal e a Guiné-Bissau está fechada, desde março passado, por causa da pandemia do coronavírus, estando aberta à circulação apensas de veículos de carga.
-0- PANA MAD/IS/MAR/IZ 06julho2020