Líderes africanos em missão de paz na Rússia e Ucrânia
Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) - Sete líderes africanos encontram-se na capital ucraniana, Kiev, no âmbito de uma ambiciosa missão de paz que os levará também à Rússia.
Líderes da África do Sul, do Egito, do Senegal, do Congo-Brazzaville, das Comores, da Zâmbia e do Uganda devem se encontrar com o Presidente Volodymyr Zelensky esta sexta-feira, antes de se encontrarem com o Presidente russo, Vladimir Putin, no sábado.
O porta-voz Presidencial sul-africano, Vincent Magwenya, confirmou na sexta-feira que o Presidente Cyril Ramaphosa chegou a Kiev, na Ucrânia, com outros chefes de Estado e de governo em missão para a paz africana na Ucrânia e na Rússia.
No entanto, um incidente ocorreu no início do dia na Polônia, quando cerca de 120 membros das forças especiais, incluindo o major-general Wally Rhoode, o principal oficial de segurança do presidente Ramaphosa, foram impedidos de desembarcar de um voo fretado pela South African Airways na chegada ao aeroporto Chopin de Varsóvia.
O Governo polonês de fato exigiu que a tripulação apresentasse as cópias originais das licenças de porte de armas que a África do Sul havia trazido durante a missão.
As autoridades locais ameaçaram confiscar as armas, mas o assunto foi resolvido.
As negociações planejadas acontecem enquanto a Rússia se prepara para sua segunda cúpula com países africanos, marcada para o final de julho em São Petersburgo.
Além disso, a África do Sul sediará a Cimeira do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul) em agosto, na qual a participação do presidente Putin é incerta desde que o Tribunal Penal Internacional emitiu uma sentença contra ele.
-0- PANA CU/MA/BAI/JSG/SOC/MAR 16junho 2022