Especialistas africanos em agricultura terminam reunião em Dar es Salaam
Luanda, Angola (PANA) - Um seminário sobre o processo de revisão bienal para a supressão e validação de dados sobre o monitoramento e a implementação do programa integrado para o desenvolvimento da agricultura em África acaba de terminar em Dar es Salaam (Tanzânia), a fim de finalizar a consolidação dos novos indicadores para um quarto relatório, soube a PANA de fonte oficial.
De 29 de agosto a 1 de setembro corrente, os participantes aprimoraram e chegaram a um acordo sobre a supressão e validação de dados para o monitoramento da atual situação continental para serem reportados no relatório do quarto ciclo de revisão bienal do CAADP (Programa Integrado do Desenvolvimento da Agricultura em África), harmonizar o processo de validação e avaliação ao nível continental.
Rever o estado dos dados e suprimir alguns para estarem prontos para análise e redação final, discutir e chegar a acordo sobre o conteúdo e as linhas gerais do informe tecnico de revisão, atribuir responsabilidades de redação e chegar a um acordo sobre os prazos para a entrega dos projetos e produtos de comunicação específicos e os requisitos necessários, constam do programa.
A Comissão da União Africana (CUA), a Agência de Desenvolvimento da União Africana (AUDA-NEPAD) e as Comunidades Económicas Regionais (CER), em colaboração com parceiros técnicos, estão a liderar o processo de preparação do quarto ciclo do CAADP sobre a da Declaração de Malabo (Guiné-Equatorial) sobre a aceleração do crescimento e transformação da agricultura em África para prosperidade compartilhada e meios de vida melhorados.
A nível continental, a CUA e a Agência de Desenvolvimento da União Africana (AUDA) e a Nova Parceria para o Desenvolvimento (AUDA-NEPAD), em colaboração com as CER (Comunidades Económicas Regionais) e parceiros técnicos, realizaram uma formação intensiva de formadores sobre o processo e ferramentas técnicas atualizadas a fim de reforçarem o sistema de responsabilização mútua e proporcionarem o reforço das capacidades dos peritos regionais de cada CER a fim de apoiar os Estados-Membros durante todo o processo deste ciclo.
A fim de envolverem as partes interessadas a nível nacional e melhorarem o domínio dos instrumentos técnicos do 4.º ciclo de revisão bienal, bem como assegurarem a compreensão dos novos indicadores, os peritos regionais prestaram apoio técnico aos Estados-membros durante a formação regional virtual/híbrida de recolha e validação de dados.
Os objetivos gerais da supressão de validação dos dados continentais consistem em garantir que estes dados que serão utilizados para preparar o quarto relatório de revisão bienal, sejam de qualidade, exatos, completos e coerentes.
Na sua intervenção o diretor da agricultura da UA Godfrey Bahiingwa, chamou a atenção às datas para a submissão do informe ao Comité Técnico Especializado em Agricultura, Desenvolvimento Rural, Água e Meio Ambiente, fixadas para a semana de 13 a 17 de novembro de 2023, onde, disse, o 4.º relatório será apresentado.
“Agora estamos a passar para uma fase mais crítica, que é a análise dos dados e a compreensão do desempenho de nossos Estados membros desta vez, considerando o contexto global atual”, avisou.
Fez saber que podem surgir desafios durante esta fase do processo, "à medida que nos formos aproximando da entrega de um relatório robusto com base nos dados coletados pelos Estados membros para redigirmos e finalizarmos o relatório na data fixada para a semana de 18 a 22 de setembro (2023)", em Lagos, na Nigéria.
“Até ao momento, temos dados enviados à plataforma pela maioria dos Estados membros. Estou confiante que, até ao final desta semana, poderemos ver outros países concluirem o envio dos seus relatórios para, com a sorte, chegarmos ao envio completo por todos os nossos Estados-Membros, exceto alguns”, salientou.
A meta quantitativa para o quarto relatório de revisão bienal é ter-se mais Estados membros a reportarem do que, no ciclo anterior e inaugural que teve 47 paises que reportaram, 49 no segundo e 51 no terceiro ciclo.
Este relatório, uma vez endossado pelo Conselho Técnico Especializado( CTE) em novembro, será apresentado à Assembleia da UA em janeiro/fevereiro de 2024.
Este quarto relatório, que está a chegar ao fim da era Malabo de 10 anos (2015-2025), vários factores continuaram a afectar o sector agrícola e o sistema alimentar, aos níveis continental, regional e nacional, segundo a mesma fonte.
-0- PANA JF/DD 3setembro2023