Duas judocas cabo-verdianas ganham medalhas de ouro em Open de Dakar.
Praia, Cabo Verde (PANA) - Dois judocas internacionais cabo-verdianos, Djamila Silva e Alexandre Silva, ambos do Sport Lisboa e Benfica, conquistaram sábado último medalhas de ouro no Open de Dakar, no Senegal, revelou o Comité Olímpico Cabo-verdiano (COC).
De acordo com o COC, os dois atletas tiveram adversários de peso ao nível do continente africano, sendo que Djamila Silva, bolseira da Solidariedade Olímpica para os Jogos de Tóquio’2020, na categoria dos -52 quilos, venceu Jacira Ferreira, de Moçambique, nas meias-finais, antes de vencer igualmente Salimata Fofana, da Cote d’Ivoire, na final deste torneio internacional.
Por sua vez, Alexandre Silva, da categoria de -60 quilos, fez três combates com tantas as tantas vitórias sobre Oumar Mballo, Alassane Sy Abdulaye e Moussa Diop, do Senegal.
Competiu também neste Open de Dakar uma Cabo-verdiana, Carolina Francês, que ficou em quinto lugar.
Em 2019, esta atleta tinha arrebatado uma medalha de prata no Campeonato Africanos de Judo Júnior, na categoria de -63 quilos.
Djamila Silva, em 2016, conquistou uma medalha de prata no Campeonato Africano de Judo Júnior, tendo, em 2018, obtido uma medalha de bronze, no Open de Yaoundé, nos Camarões.
Alexandre Silva, por seu turno, conquistou, em 2019, uma medalha de prata no Open de Yaoundé, euma bronze no Open de Dakar, decorrido no mesmo ano.
Estes dois judocas, agora medalhados no Open de Dakar, são atletas do Benfica de Portugal.
A Federação Cabo-verdiana de Judo (FCJ) congratulou-se com esta conquita das duas medalhas de ouro, que se somam ao palmarés de Cabo Verde nesta modalidade, felicitando os atletas pela proeza.
A FCF encorajou também a atleta Carolina Francês a continuar a representar Cabo Verde “como tão bem o fez” em Dakar.
O Comité Olímpico Cabo-verdiano também parabenizou os atletas e felicitou a FCF.
-0- PANA CS/DD 17nov2020