Bamako, Mali (PANA) - O coronel Malick Diaw, primeiro vice-presidente do Comité Nacional de Salvação do Povo (CNSP), a Junta militar que derrubou o Presidente maliano, Ibrahim Boubacar Keita, a 18 de agosto, foi eleito sábado presidente do Conselho Nacional de Transição (CNT), órgão legislativo criado quinta-feira.
De acordo com fonte oficial, 108 dos 110 membros patrocinaram a candidatura do coronel Diaw.
Esta eleição ocorreu durante a sessão inaugural do CNT que juntou 110 dos 121 membros. No decurso dos trabalhos, os "parlamentares da Transição" criaram uma comissão para elaborar o regulamento interno do CNT, o órgão legislativo da Transição que deverá durar 18 meses.
Entre eles estavam o presidente da Casa de Imprensa, Alou Dramane Koné, Oumarou Diarra do M5 RFP e representantes da Coordenação dos Movimentos de Azawad (CMA), um grupo que assinou o acordo de paz resultante do processo de Argel.
Os partidos políticos e organizações da sociedade civil, assim como o M5-RFP (Movimento de 5 de Junho - Reagrupamento das Forças Patrióticas), cujas múltiplas manifestações contra o antigo regime contribuíram significativamente para a queda do Presidente Keita, não participaram no CNT, acreditando que tinham sido enganados pelos militares.
-0- PANA GT/IS /DIM/IZ 06dez2020