Cabo Verde participa no Campeonato Africano de Voleibol de Praia
Praia, Cabo Verde (PANA) - Cabo Verde participará, com duas duplas femininas, no Campeonato Africano de Voleibol de Praia, a ocorrer de 19 a 28 de junho corrente, em Marrocos, apurou a PANA de fonte segura.
Nesta prova, que serve também de qualificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio (Japão), Cabo Verde integra o lote dos 17 países aceites pela Confederação Africana de Voleibol para disputar a vaga continental na maior competição desportiva do mundo.
Uma das duplas vai ser constituída pelas irmãs, Janice e Ludmila Varela, quarta classificada nos I Jogos Africanos de Praia, realizados em junho de 2019 na ilha cabo-verdiana do Sal, enquanto a segunda dupla cabo-verdiana é composta por uma São-tonense Marly Lima e por uma Cabo-verdiana, Zina Gomes (da ilha do Mindelo), residente atualmente nos Estados Unidos.
A inclusão de Cabo Verde nesta prova, também conhecida por Taça Continental, tornou-se possível depois de a Federação Cabo-verdiana de Voleibol (FCV) ter protestado, junto da Confederação Africana da modalidade, contra a eliminação precoce, no ano transato, da representação cabo-verdiana que devia participar na prova.
A dupla que devia representar Cabo Verde não conseguiu viajar por causa do estado de emergência declarado no país, devido à pandemia da covid-19.
A contestação apresentada pela FCV mereceu o aval da organização que decidiu admitir a representação cabo-verdiana no campeonato.
-0- PANA CS/DD 17jun2021