22ª edição de Jornadas Teatrais de Cartago prossegue em Túnis
Túnis, Tunísia (PANA) - A 22ª edição das Jornadas Teatrais de Cartago (JTC) prosseguiu segunda-feira os seus trabalhos com a participação de 100 peças de mais de 20 países, incluindo 14 selecionados na competição oficial, e três criações teatrais tunisinas.
Aberto sábado à noite pela ministra tunisina da Cultura, Hayet Guermazi, o evento vai decorrer atélectasie 12 de dezembro corrente.
No seu discurso de abertura, a ministra Guermazi indicou que "as JTC estão de volta com o tema ‘teatro e resistência’ », após um intervalo devido à propagação do Coronavírus.
« Esta resistência é contra a mediocridade, o extremismo e a cultura da morte e pela construção de mentalidades saudáveis favoráveis ao amor à vida », disse a ministra.
Acrescentou que a cultura é capaz de resistir a todos os desafios e obstáculos, afirmando que “queríamos fazer das JTC um verdadeiro caldeirão de encontro e troca de experiências e realização de conferências científicas”.
Ela saudou a escolha do Egito como convidado de honra pela importância do teatro neste país
O comitê diretor da época prestou homenagem a vários artistas essenciais da cena teatral árabe, africana e tunisina, incluindo Fadhila Hachmaoui (Argélia), Amal Dabess (Jordânia), Floriss Adjanohoum (Benin), John Sibi-Okumu (Quênia), Lassaad Ben Abdallah (Tunísia), Jamel Madani (Tunísia), Fetha Mahdoui (Tunísia), Abdelgheni Ben Tara (Tunísia), Saida Hammi (Tunísia).
-0- PANA YY/IN/IS/MAR/IZ05dez2021