Nono contingente da Gendarmaria mauritana parte para RCA
Nouakchott, Mauritânia (PANA) - Um nono destacamento da Gendarmaria mauritana deixou Nouakchott, na noite de domingo para segunda-feira últimos, rumo à cidade de Braye, a fim de servir no seio da Missão Multidimensional Integrada da Organização das Nações Unidas para a Estabilização na República Centro-Africana (MINUSCA), informa a Agência de Notícias da Mauritânia (AMI).
“Este destacamento é composto por 140 elementos, dos quais nove oficiais, 28 sub-oficiais e 103 gendarmes, equipas médicas e técnicas. Compreende todas as especialidades exigidas para este tipo de missões internacionais, com meios logísticos necessários", indicou a mesma fonte.
Os elementos da unidade receberam, ao longo de dois meses, formação preparatória para futuras missões, nomeadamente conhecimentos de leis e normas instauradas pela ONU, a defesa dos direitos humanos, a proteção das minorias ameaçadas, a assistência às vítimas de conflitos comunitárias, indicou.
Estes gendarmes "efetuaram igualmente por treinos práticos operações de libertação de reféns, a manutenção dos ponto de controlo fixos e móveis, a proteção de personalidades importantes, patrulhas em marcha ou móveis e a luta anti-motins".
Num discurso pronunciado durante a cerimónia de despedida, o secretário-geral do Ministério da Defesa Nacional, o general Mohamed Vall Ould Maayif, exortou aos membros do contingente “a respeitarem as instruções do comando, estarem em harmonia com as leis da ONU e darem uma contribuição qualitativa, à semelhança dos predecessores.”
-0- PANA SAS/IS/MAR/DD 12out2020