UA oferece 69 mil doses da vacina AstraZeneca à Guiné-Conakry
Conakry, Guiné-Conakry (PANA) - O Governo guineense rececionou, esta semana, 69 mil doses da vacina AstraZeneca oferecida pela União Africana (UA), anunciou um comunicado do Ministério da Saúde transmitido à PANA.
De acordo com o comunicado, trata-se duma vacina já homologada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e que já está em curso de utilização no mundo
O lote recebido tem uma data de expiração marcada para 13 de novembro de 2021, explica o documento.
Acrescentou que se trata dum erro corrigido pela UA ao enviar à Guiné Conakry um documento do fabricante no qual está mencionada uma data retificativa de expiração, ou seja, prevista para julho próximo.
"Nesta base, o Ministério da Saúde tranquiliza a população que esta vacina pode ser administrada a todos os cidadãos com base num consentimento livre e esclarecido”, acrescenta o comunicado.
A Guiné Conakry já utiliza as vacinas chinesa, Sinopharm, e russa, Sputnik V, que já permitiram imunizar cerca de 60 mil pessoas em duas semanas com 29 casos de efeitos secundários, ou seja, 0,04 por cento dos vacinados, tratados com satisfação, garantiu.
O Governo guineense espera por uma segunda doação de 200 mil doses da vacina Sinopharm que a China promete transportar brevemente.
Autoridades sanitárias projetam fazer vacinar, até junho próximo, 45 por cento da população com o objetivo de imunizar cinco milhões de pessoas dentro de dois danos.
-0- PANA AC/JSG/FK/DD 1abril2021