Tunísia acolhe 1ª conferência da FAO sobre água no Médio Oriente e África do Norte
Túnis, Tunísia (PANA) - A primeira conferência regional sobre a melhoria da produção da água na agricultura, na África do Norte e Médio Oriente, realiza-se de 3 a 6 de dezembro próximo, em Túnis, anunciou a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO).
Esta reunião será uma oportunidade para os pesquisadores e os decisores discutirem sobre a realidade da produção da água na região do Médio Oriente e África do Norte, e os desafios do setor agrícola bem como as soluções oferecidas neste domínio e a proteção do ambiente nas zonas rurais e urbanas, indicou a FAO.
A realização desta conferência inscreve-se no quadro da execução do projeto da FAO relativo à “Agenda de 2030 sobre a Disponibilidade, Produção e Durabilidade da Água nos Países do Médio Oriente e da África do Norte”.
O projeto inscreve-se no quadro da iniciativa regional sobre a rareza da água lançada em 2013 pela FAO com o objetivo de dar um apoio aos países do Médio Oriente e da África do Norte, a fim de lhes permitir fazer face a um dos desafios mais importantes, incluindo a segurança alimentar e hidráulica e de garantir um desenvolvimento socioeconómico sustentável mesmo com a rareza da água.
A região do Médio Oriente e África do Norte faz parte das zonas que mais sofrem da falta de água no Mundo.
Segundo informações da ONU, este défice de água deverá atingir uma taxa de 50 por cento nas próximas três décadas se os níveis da demografia e da utilização se mantiverem no seu ritmo atual.
Quase 90 por cento das superfícies nesta parte do mundo situam-se em zonas áridas, semiáridas e secas, enquanto 60 por cento das fontes de água que regam a região provêm de zonas situadas fora da região, acrescentou a ONU.
Um relatório do Instituto Internacional dos Recursos indicou, em agosto último, que a região do Médio Oriente e África do Norte fazia parte das zonas mais ameaçadas pela seca no Mundo, sendo os países classificados na primeira posição o Kuwait, Israel, o Líbano, a Jordânia e o Irão.
A Líbia é o primeiro dos país da África do Norte mais ameaçados pela seca (sexta posição mundial), seguida de Marrocos (22ª posição mundial), da Argélia (29ª mundial), da Tunísia (30ª mundial) e do Egito (43ª posição mundial).
-0- PANA YY/IN/JSG/SOC/FK/IZ 28out2019