Senegal e Grupo SUEZ juntos para produção e distribuição de água potável
Paris, França (PANA) – O Governo senegalês e o Grupo Suez assinaram terça-feira em Paris, um contrato de arrendamento para a gestão do serviço público de produção e distribuição de água potável em zonas urbanas e periurbanas no Senegal, soube a PANA de fonte oficial.
Com base neste contrato rubricado pelo ministério senegalês da Água e Saneamento e pelo Grupo Suez, o contrato é duma duração de 15 anos, de acordo com a fonte.
Com base no mesmo contrato será criada uma empresa de direito senegalês com uma ação maioritária senegalesa (ou seja 55 por cento) que permitirá garantir um abastecimento de água potável a uma população inicial de cerca de sete milhões de habitantes,
Prevê a integração, pelo SUEZ, de mil e 200 profissionais senegaleses atualmente em exercício, indicou um comunicado do mesmo grupo, cuja cópia foi transmitida à PANA em Paris.
Um dispositivo de acompanhamento da gestão das carreiras será instaurado, acrescentou a mesma fonte, para continuar a desenvolver os talentos, com uma atenção particular aos jovens e às mulheres.
A nota precisa que, a partir de 1 de janeiro de 2020, será elaborado também um plano de ações para garantir o acesso à água para todos, garantir a excelência do serviço e uma proeza duradoura.
Um lugar central será dedicado à inovação com, nomeadamente, a abertura prevista, em Dakar, dum Centro de Pesquisa e Inovação, em parceria com universidades senegalesas, que vai brilhar na região, sublinhou o Grupo Suez.
Presente em África desde 1948, o Grupo SUEZ, líder mundial na gestão inteligente e duradoura dos recursos, construiu mais de 500 fábricas de água potável e saneamentos que servem a maioria das capitais do continente.
Gere os serviços de água potável e de saneamento do Grande Casablanca (Marrocos) e de Argel (Argélia).
-0- PANA BM/BEH/MAR/DD 31dez2019