Rwanda abre quarto maior parque do país a visitantes
Kigali, Rwanda (PANA) - O parque nacional Gishwati-Mukura, a quarta maior reserva natural do Rwanda com mais de 600 hectares de floresta natural situada a oeste do país, será oficialmente aberto aos visitantes, em dezembro de 2020.
Um estudo da biodiversidade da reserva patrocinado pela Autoridade Rwandesa da Gestão Ambiental (REMA) revelou que a floresta Mukura alberga 252 espécies vegetais, enquanto a floresta Guishwati alberga uma variedade de 244 espécies vegetais.
O estudo também indicou a existência de 22 espécies de mamíferos e 42 espécies de aves que vivem, no parque nacional Gishwati-Mukura.
As autoridades rwandesas sublinharam que vários planos de gestão do parque foram concebidos para orientar a execução das atividades de turismo e de conservação do parque.
Entre estes planos, figuram um plano de gestão com duração de 10 anos, um plano diretor do turismo, um estudo da biodiversidade e a impressão de manuais de educação destinados às comunidades.
O Governo rwandês também instalou infraestruturas básicas tais como assentos de parque, centros para os visitantes e dois postos de guarda.
Presentemente, mais de 8,9 por cento da superfície territorial rwandesa é protegida como parques nacionais na sequência da inclusão, em 2015, do parque nacional Gishwati Mukura.
As últimas cifras publicadas pelo Conselho Rwandês para o Desenvolvimento (RDB) indicam que as chegadas internacionais ao país provinham essencialmente dos Estados Unidos, da Austrália, da China e da Nigéria.
As atividades de lazeres são essencialmente a razão das suas visitas a este país da África Oriental.
Os relatórios também indicam que os visitantes norte-americanos gastam em média 12 mil dólares americanos, representando assim o mercado mais rentável do país, enquanto os Chineses, que gastam em média mil e 84 dólares armericanos, foram classificados na 10ª posição em termo de rentabilidade.
-0- PANA TWA/MA/BAI/IS/SOC/FK/IZ 13nov2019