Agência Panafricana de Notícias

Egito pede apoio da União Africana para reconhecimento da Palestina

Cairo, Egito (PANA) - O Egito exortou a União Africana (UA) a apoiar o pedido de reconhecimento enquanto país independente formulado pela Palestina junto das Nações Unidas, após o fiasco das negociações de paz entre Palestinianos e Israelitas.

O primeiro-ministro egípcio, Essam Sharaf, abordou a questão com o presidente da Comissão da União Africana, Jean Ping, em visita no Cairo, a capital do Egito.

O Egito apoia o pedido de reconhecimento e de adesão às Nações Undias, apresentado pela Palestina, e cuja votação terá lugar este mês.

Os acordos de paz do Médio Oriente fracassaram devido à insistência de Israel em continuar a construção de colónias de povoamento judias, consideradas como ilegais pela comunidade internacional nos territórios palestinianos ocupados.

O primeiro-ministro egípcio informou igualmente Ping da evolução da gestão da transição política e económica no Egito, após a revolução de 25 de janeiro.

Ping foi também informado da vontade do Egito de organizar eleições legislativas até finais deste ano e um escrutínio presidencial no próximo ano.

Jean Ping efetua atualmente uma visita ao Egito, onde participa no fórum dos emissários africanos para a paz que decorre até 6 de setembro no Cairo.

-0- PANA MI/BOS/ASA/TBM/SOC/MAR/IZ 06set2011