123 refugiados subsarianos transferidos da Líbia para Rwanda
Kigali, Rwanda (PANA) – Um grupo de 123 refugiados chegou quinta-feira ao aeroporto internacional de Kigali, provenientes da Líbia, no quadro da transferência de emigrantes da Líbia para o Rwanda, segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados(ACNUR).
Num comunicado publicado nesta sexta-feira em Kigali, o ACNUR indicou que estas pessoas foram transferidas para o centro de Jachoura onde elas receberam ajudas, nomeadamente alimentos, água, uma assistência médica e apoio psicológico, social, bem como alojamentos.
O grupo beneficiou do estatuto de requerentes do asilo, e a sua situação é objeto de estudos para a busca de outras soluções, nomeadamente a reinstalação, o regresso voluntário aos países onde eles viviam antes como refugiados ou aos seus países de origem se a sua segurança for garantida ou ainda a sua integração nas sociedades rwandesas locais, precisou o documento.
Do grupo fazem parte cidadãos da Eritreia, da Etiópia, da Somália e do Sudão.
A União Africana (UA) entendeu-se, em setembro último, com o Governo rwandês para a evacuação de vários milhares de refugiados bloqueados na Líbia no quadro do “mecanismo de trânsito urgente”.
O Governo rwandês disse estar disponível para acolher um certo número de emigrantes.
Quase 42 mil emigrantes estão presentes na Líbia, segundo cifras fornecidas pelas Nações Unidas.
Centros de acolhimento na Líbia estão cheios de emigrantes oriundos essencialmente dos países subsarianos, detidos no interior do país ou socorridos ao largo do mar mediterrâneo durante tentativa de viajarem para a Europa, assinala-se.
-0- PANA AT/IN/TBM/FK/DD 11out2019