Bujumbura, Burundi (PANA) - O Presidente burundês, Evariste Ndayishimiye, felicitou o seu homólogo centroafricano, Faustin-Archange Touadera, pela sua vitório nas eleições presidenciais de 27 de dezembro último, no seu país.
Numa mensagem na sua conta twitter, um dia depois da publicação dos resultados que lhe deram vencedor, logo na primeira volta, o Presidente Ndayishimiye felicita o seu « irmão” Touadera pela confiança que lhe renovou o povo centro-africano nas urnas, “apesar das ameaças terroristas.”.
O general Ndayishimiye promete ainda que o Burundi estará “sempre” ao lado da República Centro-africana para garantir a paz no seio da MINUSCA (Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização da RCA).
Segunda-feira, 4 de janeiro de 2021, a Comissão Eleitoral Centro-africana declarou Touadera vencedor das eleições presidenciais, com 53,92 por cento dos sufrágios expressos, em detrimento de 16 outros candidatos da oposição.
Na véspera do duplo escrutínio presidencial e legislativo, três "capacetes azuis" burundeses morreram neste país centroafricano, minado por uma guerra civil sem fim.
O batalhão militar burundês está engajado na República Centro.africana desde 2014 , tendo já sido vítima de vários ataques mortíferos por parte de grupos rebeldes hostis ao poder central em Bangui, a capital do país.
-0- PANA FB/JSG/FK/DD 05jan2021