RSF denuncia detenções arbitrárias de jornalistas no Níger
Paris, França (PANA) - A Repórteres Sem Fonteiras (RSF) condenou as detenções, no Níger, de dois jornalistas no espaço de um mês, afirmando que este ato constitui "uma grave regressão em relação com às conquistas a favor da liberdade de imprensa registadas pelo país, nos últimos anos.
Ali Soumana, diretor do jornal "Le Courrier", e cumulativamente membro da Célula Norbert Zongo para o Jornalismo de Investigação na África Ocidental (CENOZO), foi libertado terça-feira última depois de passar dois dias detido.
A sua detenção seguiu-se a uma convocação, a 12 de julho último, pela Polícia Judiciária de Niamey, que o acusou de ter “escrito e difundido informações falsas” num artigo publicado na véspera e largamente partilhado nas redes sociais, em relação com um caso de sobrefaturação do material militar.
Por su turno, Samira Sabou, jornalista, blogueira popular e administradora do site de informação "midesniger.com", presa desde 10 de junho último no quadro do mesmo caso é acusada por difamação pelo filho do Presidente nigerino, Sani Issougou Mahamadou, igualmente diretor adjunto do gabinete da Presidência, depois de ela criticar este último nas redes sociais.
O veredito do seu julgamento é esperado a 28 de julho corrente.
"Pedimos o abandono da ação judicial contra o jornalista solto e a libertação da sua colega que continua encarcerada. Estas detenções também testemunham perigos que faz pairar a nova lei sobre a cibercriminalidade sobre o jornalismo no Níger.
"O progresso alcançado com o fim das penas privativas de liberdade para delitos de imprensa não deve ser contornado para atacar a imprensa online. Os jornalistas não são cibercriminosos”, declarou esta quinta-feira, o responsável da RSF para a África Ocidental, Arnaud Froger, num comunicado cuja cópia foi transmitida à PANA, em Paris.
O Níger ocupa atualmete a 57ª posição em 180 países na edição de 2020 da Classificação Mundial da Liberdade de Imprensa estabelecida cada ano pela RSF, após uma progressão de nove lugares em relação ao ano de 2019.
-0- PANA BM/BEH/FK/IZ 16julho2020