Mali retira definitivamente autorização à RFI e France 24
Bamako, Mali (PANA) - A Alta Autoridade da Comunicação (HAC), instância reguladora da imprensa no Mali, procedeu quarta-feira à retirada definitiva da autorização de emitir à Rádio França Internacional (RFI) e à França 24, dois media franceses acusados "emissões atentatórias à defesa e à segurança nacionais”.
Numa declaração à imprensa maliana, o presidente da HAC, Fodié Touré, indicou que os dois canais foram "definitivamente retirados" das variedades de cadeias distribuidoras de programas audiosivisuais bem como das plataformas e sites das operadoras de telefonia móvel.
Segundo Touré, a Comissão de Ética, Contencioso e Deontologia da HAC examinou o conteúdo das emissões consagradas à atualidade mais recente, nomeadamente as difundidas, a partir de 10 janeiro último, sobre o ataque terrorista de Mondoro (centro do Mali).
Foram igualmente examinadas as reportagens do jornalista David Baché, de 13 e 15 de março sobre supostos excessos do Exército maliano na zona em causa (centro do Mali), sobre a presumível presença de elementos do grupo Wagner, no Mali, sobre o pretenso desparecimento de cidadãos mauritanos na fronteira maliana e o uso de expressões de “conotação irónica” para designar as autoridades malianas.
Das diferentes emissões incriminadas, ressaltam um alegado desrespeito dos princípios de ética e deontologia sobre a análise profissional da informação, do pluralismo e do equilíbrio dos pontos de vista, as práticas de parcialidade na cobertura dos atos de guerra, atentados e violência contra civis entre outros, reclama Touré.
O presidente da HAC acrescentou que essas emissões atentam contra a defesa e a segurança nacionais, e "põem em perigo a concórdia e unidade nacionais”.
O Governo maliano decidiu suspender a RFI e a France devido a uma alegada "análise tendenciosa" da informação sobre o país.
-0- PANA GT/IS/FK/IZ 28abril2022