Líbia saúda esforços da UA e do Senegal para realizar eleições
Trípoli, Líbia (PANA) - O Presidente do Conselho Presidencial da Líbia, Mohamed al-Manfi, discutiu com o Presidente senegalês, Macky Sall, que é também o actual Presidente da União Africana (UA), o apoio da UA e da Senegal aos esforços internacionais para alcançar a reconciliação e estabilidade para ir às eleições o mais rápido possível na Líbia.
Os esforços da comunidade internacional e das Nações Unidas estão actualmente a ser envidados com vista a relançar o processo eleitoral após o adiamento das eleições de dezembro passado e a entrada da Líbia num impasse que resultou na existência de dois governos, o que intensificou a tensão e levou à multiplicação dos confrontos entre os grupos armados dos dois campos rivais.
Esta entrevista ocorreu na quinta-feira, à margem da 77ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, de acordo com um comunicado de imprensa do Conselho Presidencial da Líbia.
A mesma fonte esclareceu que durante o encontro, Al-Manfi saudou as fortes relações que unem a Líbia e o Senegal, destacando o papel histórico e fundador da Líbia na União Africana.
O Presidente senegalês, Macky Sall, congratulou-se, no final da reunião realizada na sede das Nações Unidas, com o convite que lhe foi dirigido pelo Presidente do Conselho da Líbia para visitar a Líbia, segundo o comunicado de imprensa.
Deve-se notar que o Presidente do Conselho Presidencial da Líbia, Mohamed al-Manfi, realizou uma série de reuniões esta semana com chefes de Estado e de Governo e ministros dos Negócios Estrangeiros presentes na 77ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, para discutir a últimos acontecimentos na Líbia.
Depois de proferir seu discurso na Assembleia Geral das Nações Unidas, o Presidente aceitou o convite do presidente das Nações Unidas, Joe Biden, para participar na recepção anual organizada na ocasião.
Na quinta-feira, em Nova York, o Presidente do Conselho Presidencial, Mohamed al-Manfi, reuniu-se com o Presidente palestino Mahmoud Abbas.
Ele reuniu-se na quarta-feira com o procurador do Tribunal Penal Internacional (TPI), Karim Khan, para discutir a cooperação entre o Tribunal e a Líbia em vários casos encaminhados ao Tribunal sob resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas.
-0- PANA BY/JSG/MAR 23setembro2022