Filme tunisino participa na 16ª edição de FIFBM Montréal
Túnis, Tunísia (PANA) - A Tunísia será representada pelo filme "Non Oui" do realizador tunisino Mahmoud Jemni no concurso oficial de documentários da 16ª edição do Montreal International Black film (Fifbm) que acontecerá em versão online devido à pandemia da covid-19, de 23 de setembro a 4 de outubro de 2020.
Este filme faz parte da trilogia do realizador tunisino intitulada "Douleur et Resistance", cujo primeiro filme é "Coloquinte", lançado em 2012, seguido de "Warda la passion de la vie" (2015).
Em “Non Oui”, o realizador faz uma denúncia contra o racismo através dos olhos de várias personagens que se expressam com emoção e convicção.
Ele aborda, em plena liberdade, um tema atual que continua todavia oculto. O "Non Oui" conta a história de uma jovem negra formada originária de Gabès, uma cidade do sudeste da Tunísia, que retorna ao país determinada a usar as suas habilidades de comunicação em benefício da pátria mãe.
Mas os seus múltiplos contatos abrem os seus olhos para atitudes discriminatórias, contrariando os preceitos religiosos e as escolhas políticas do seu país.
O filme segue também outros protagonistas de todas as idades, gerações e níveis sociais, além de uma vereadora, uma representante da associação, uma socióloga e uma psiquiatra.
É o único filme árabe selecionado num universo de 24 filmes em exibição, nomeadamente dos Estados Unidos, do Canadá, da Nova Zelândia, do Sudão, da Noruega, da Dinamarca, de França, da Bélgica, da Jamaica, da Espanha e da Holanda.
-0- PANA YY/IN/IS/SOC/MAR/IZ 15set2020