Cuba reconhece contributo de Angola para seu desenvolvimento económico
Luanda, Angola (PANA) - O embaixador de Cuba em Angola, Oscar Gonzalez, reconheceu a importante participação de Angola no processo de desenvolvimento económico do país, com relevância para o setor da Energia, soube a PANA de fonte oficial.
Oscar Gonzalez considera que as relações com Angola têm registado excelentes momentos undo o diplomata, que falava
Em entrevista ao Jornal de Angola, sábado em Luanda, Oscar González declarou que as relações do seu país com Angola têm registado "excelentes momentos.
Os princípios fundamentais que caracterizam, cada vez mais, o desenvolvimento dos laços de cooperação entre os dois países estão assentes na solidariedade, internacionalismo, amizade, cooperação, humanidade, heroísmo e fraternidade, segundo o diplomata cubano.
Afirmou que as relações políticas e diplomáticas entre Angola e Cuba tiveram início na década de 1960, durante o processo da luta de Angola pela sua Independência.
Em 15 de novembro de 1975, ou seja, quatro dias após a Independência de Angola, ambos os países estabeleceram relações diplomáticas com a vontade política de os respetivos Governos as reforçarem e diversificarem.
Oscar Gonzalez referiu, ainda, que em 1976, foram consolidados os laços genuínos de amizade, quando as duas nações assinaram o Acordo Geral de Cooperação, e, nessa base, frisou, ficou constituída a Comissão Bilateral Intergovernamental.
"Como resultado deste Acordo Geral, foram assinados outros nos domínios da saúde, da educação, da cultura, dos desportos, da indústria, da engenharia civil, dos transportes marítimos, das pescas, da geologia e minas, dos petróleos, do turismo, da rádio e televisão, entre outras áreas de grande importância”, enfatizou.
A relação de cooperação entre os países, disse, ganhou um novo impulso em agosto de 2023, com a assinatura de um acordo sobre o turismo.
Através deste Angola e Cuba vão trabalhar em conjunto na indústria do turismo, indicou o embaixador, admitindo que esta área é de domínio cubano, em que pode este pode oferecer a Angola a sua modesta experiência.
"Atualmente, mais de 2.000 profissionais cubanos prestam seus serviços em Angola, sendo que a maioria pertence ao setor da saúde, sendo os restantes do setor da educação”, revelou Oscar Gonzalez.
Acrescentou que a colaboração médica cubana surge sob o conceito de solidariedade, em conformidade com os princípios humanistas da Revolução Cubana.
"Os profissionais cubanos que chegam a Angola devem exercer atividades de assistência sanitária, com prioridade para a formação de recursos humanos na área da saúde. Por conseguinte, é exigida a certificação de docência desde a categoria de professor instrutor até à de professor titular”, explicou.
Oscar Gonzalez assegurou que existe, desde o início dos anos 2.000, uma agência de viagens cubana, Atlântico Azul, localizada em Luanda, que promove o turismo angolano para Cuba, principalmente o de saúde, relançando as relações históricas de amizade entre os dois povos.
-0- PANA JA/DD 04fev2024