Cabo-verdiano Edy Tavares lidera lista dos melhores jogadores de basquetebol de África
Praia, Cabo Verde (PANA) - Um cabo-verdiano, Walter “Edy” Tavares, lidera a lista dos atuais 15 melhores basquetebolistas africanos, que acaba de ser divulgada pela Federação Internacional de Basquetebol (FIBA), soube a PANA de fonte desportiva.
Também consta desta lista o nome dum outro cabo-verdiano também, Ivan Almeida, no 10.° lugar, segumdo a mesma fonte
Nesta publicação que menciona igjalmente jogadores nomeados pela FIBA para o TOP15 continental, a FIBA destaca que Edy Tavares, nascidou em 1992 na ilha cabo-verdiana do Maio, e veste as cores do Real Madrid da Espanha, foi eleito o Melhor Jogador (MVP) na final da Liga da Associação dos Clubes de Basquetebol, que garantiu o titulo ao clube espanhol.
A equipa da capital espanhola, recorda-se, derrotou o seu maior rival, Barcelona, por 81-74, e Edy Tavares somou 25 pontos, 13 ressaltos em 30 minutos, vencendo o seu terceiro título na liga espanhola de basquetebol pelo Real Madrid.
A este se junta ainda a Supertaça espanhola e o vice-campeonato da Taça do Rei e da Euroliga.
“Tavares foi o jogador dominante do AfroBasket 2021, embora Cabo Verde tenha ficado em terceiro lugar, no Senegal. Desde proteger o cesto até atacá-lo com indescritível ferocidade, é o jogador mais impactante de Cabo Verde do momento”, acrescenta a publicação da FIBA.
Quanto à Ivan Almeida que ocupa a 10ª posição, a FIBA destaca que o atleta dedicou grande parte da sua carreira à sua equipa nacional.
“Atualmente, Almeida atinge uma média de 13,8 pontos por equipa e 7,7 ressaltos por jogo nas eliminatórias de África”, lê-se na sua página oficial.
Ivan Almeida sagrou-se campeão este ano em Portugal ao serviço do Benfica, refere o documento.
-0- PANA CS/DD 27junho2022