Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - O Governo burkinabe adotou quinta-feira um mecanismo de prevenção e reparação das violações dos direitos humanos nas comunidades afetadas, no contexto das atividades mineiras, soube-se de fonte oficial
Este mecanismo consiste na criação de comités de controlo do respeito dos direitos humanos nos setores mineiro e pedreiro (CSRDH-SMC).
A criação destes comités como mecanismo alternativo para a prevenção e reparação das violações dos direitos humanos contribui para uma melhor proteção dos direitos humanos das comunidades e, consequentemente, para uma exploração pacífica e segura dos recursos minerais, de acordo com uma nota do Conselho de Ministros.
O novo mecanismo ajudará a prevenir conflitos resultantes da exploração mineira, a fim de assegurar a coabitação pacífica entre populações e investidores mineiros, de acordo com a mesma fonte.
Desde 2009, o ouro tornou-se no principal produto de exportação do Burkina Faso, destronando o algodão.
O país tem cerca de 15 minas em funcionamento, mas são frequentes os motins dos residentes locais nas áreas de mineração.
-0- PANA TNDD/BEH/DIM/IZ 07agosto2020