Cabo Verde falha apuramento para Jogos Olímpicos de Basquetebol de Paris 2024
Praia, Cabo Verde (PANA) - A seleção cabo-verdiana de basquetebol perdeu, sábado, 71-80 contra a sua similar do Japão, em partida para a atribuição do décimo sétimo (17.º) lugar dos 32 do Mundial da modalidade, ficando deste modo arredada de ser um dos representante de África nos Jogos Olímpicos Paris (França) 2024, apurou a PANA de fonte segura.
Na primeira fase, na estreia absoluta num Mundial de Basquetebol, Cabo Verde perdeu frente a Geórgia por 60-85, tendo no entanto vencido, no jogo seguinte, a Venezuela por 81-75.
Na terceira e última jornada da fase de grupos, o país foi derrotado pela Eslovênia por 77-92.
Nos jogos de classificação para as posições de 17 a 32 lugares, Cabo Verde fez parte do Grupo O, juntamente com Finlândia, Japão e Venezuela.
Nos dois jogos disputados, ele enfrentou a Finlândia e o Japão, perdendo ambos os jogos por 77-100 e 71-80, respetivamente
A seleção cabo-verdiana entrou para o jogo com o Japão já sem chances de conseguir o apuramento para os Jogos Olímpicos, como um dos representantes africanos nas próximas olimpíadas, uma vez que o Sudão do Sul já tinha conseguido a vaga ao vencer Angola por 101 -78, aproveitando também a derrota do Egipto com a Nova Zelândia (86-88).
A primeira participação da seleção nacional de Cabo Verde no Mundial de Basquetebol terminou com um total de cinco jogos realizados, tendo obtido uma vitória e sofrido quatro derrotas, com um total de 366 pontos marcados e 432 sofridos.
Deste modo, Cabo Verde terminou a sua participação na prova na 28.ª posição entre as 32 seleções participantes.
Na antevisão do campeonato, a Federação Internacional de Basquetebol (FIBA) tinha colocado a seleção cabo-verdiana na penúltima posição na lista dos favoritos, só a frente da Côte d´Ivoire.
O Campeonato do Mundo de Basquetebol decorre em três países, precisamente Japão, Filipinas e Indonésia, de 25 de agosto a 10 de setembro de 2023.
-0- PANA CS/DD 03setembro2023