Cartum, Sudão (PANA) - A organização internacional de defesa dos direitos humanos "Amnistia Internacional (AI)" acredita que a transferência do deposto Presidente sudanês, Omar al-Bashir, para o Tribunal Penal Internacional (TPI) é um passo importante em direção à justiça para as vítimas e suas famílias.
"Omar al-Bashir é procurado pelo TPI pelo assassinato, extermínio, transferência forçada, tortura e violação de centenas de milhares de pessoas durante o conflito em Darfur.
"A decisão de entregá-lo ao TPI seria um passo importante para a justiça das vítimas e suas famílias. É escandaloso que, embora Omar al-Bashir esteja sob mandados de prisão há mais de 10 anos, ele tenha até agora escapado à justiça", disse Julie Verhaar, secretária-geral adjunta da AI.
Verhaar reagia às informações de que as autoridades sudanesas vão entregar o ex-Presidente Omar al-Bashir e outras pessoas acusadas ao TPI para enfrentar acusações de crimes de guerra, crimes contra a humanidade e genocídio na região de Darfur, entre outros.
Segundo ela, "as autoridades sudanesas devem traduzir estas palavras em ações e imediatamente transferir para Haia Omar al-Bashir e outros sob mandados de prisão do TPI. Devem também mostrar que o período de impunidade do Governo de Omar al-Bashir terminou, levando à justiça todos os supostos responsáveis pelos crimes atrozes do regime anterior.
-0- PANA MA/NFB/JSG/CJB/IZ 12fev2020