Rwanda apoia candidatura de Arábia Saudita para organização de Mundial 2034
Kigali, Rwanda (PANA) - A Federação Rwandesa de Futebol (FERWAFA) anunciou oficialmente o seu total apoio à candidatura do Reino da Arábia Saudita à organização do Mundial da Federação Internacional de Futebol (FIFA) de 2034, soube a PANA de fonte oficial.
O apoio surge depois de a Arábia Saudita ter apresentado uma carta de intenções e assinado uma declaração em setembro, como parte da sua candidatura para acolher o Mundial de 2034, confirmou o Rwanda num comunicado publicado na sua conta X (ex-twitter).
A Arábia Saudita apresentou a sua candidatura depois de a FIFA ter confirmado que apenas países da Ásia e da Oceânia poderão candidatar-se para tal dentro de 11 anos, no âmbito de um sistema rotativo dos países organizadores.
As autoridades do Reino do Golfo estão confiantes na sua capacidade de acolher o Mundial de 2034 no verão, apesar do calor extremo, organizando os jogos em locais específicos de grande altitude, lê-se no documento.
O Rwanda explicou que a sua decisão de apoiar a candidatura saudita se inscreve na aliança estratégica para fortalecer a parceria existente entre os dois países, segundo o porta-voz da Federação Rwandesa de Futebol, Jules Karangwa.
“Optamos por apoiar a Arábia Saudita devido à parceria existente entre as duas federações e os dois países em geral”, insistiu.
“Acreditamos que a candidatura da Arábia Saudita para sediar o Mundial da FIFA de 2034 se alinha perfeitamente à nossa visão compartilhada de promovermos o futebol como uma força unificadora que transcende fronteiras e une as pessoas”, prosseguiu.
Há muito tempo que a Arábia Saudita sonha com um Mundial, e a sua candidatura já está relativamente avançada, disse o FERWAFA.
Em setembro último, acrescentou, o país do Golfo Pérsico disse estar a desistir de organizar o mundial de 2030 em conjunto com o Egito e a Grécia, para se concentrar no de 2034.
-0- PANA VAO/MA/NFB/JSG/MAR/DD 17outubro2023