Presidente da Comissão da União Africana já no Gana em périplo pela África Ocidental
Bamako, Mali (PANA) – O presidente da Comissão da União Africana (CUA), Moussa Faki Mahamat, iniciou, domingo, uma missão na África Ocidental, anuncia um comunicado da referida instituição.
Mahamat deslocar-se-á a Accra, no Gana "para manter consultas com o chefe do Estado ganense, Nana Akufo Addo, Presidente em exercício da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO)”, precisa o comunicado.
Ele continuará a sua missão em Bamako, no Mali, “onde manterá encontros de trabalho com autoridades da Transição maliana e atores políticos e sociais do país”, acrescenta o documento.
A CEDEAO infligiu, a 9 de janeiro último, sanções ao Mali, às autoridades da Transição neste país que notificou à organização sub-regional a impossibilidade de organizar eleições gerais a 22 de fevereiro próximo que ia concluir o fim deste período provisório de governação, propondo cinco anos para o efeito.
Na sua reunião realizada a 14 de janeiro último, o Conselho de Segurança e Paz (CSP) da União Africana (UA) deu o seu apoio à decisão da CEDEAO de infligir sanções ao Mali.
Também reafirma o compromisso de respeitar a soberania, unidade e integridade territorial do Mali, bem como a solidariedade da UA para com o povo e o Governo malianos.
O CSP pede ao presidente da CUA para se engajar rapida e diretamente com 0 autoridades malianas da Transição e todas as partes envolvidas, incluindo a CEDEAO, com vista a finalizar um calendário eleitoral mais prático e aceitável para todos e que culmine com um regresso rápido de um Governo dirigido por civis.
Pede igualmente à CUA para realizar imediatamente consultas entre os países vizinhos diretos e apresentar um relatório sobre os resultados destas consultas.
-0- PANA GT/JSG/SOC/FK/DD 24jan2022